Foco em análises aprofundadas de dados secundários, como dados históricos de eleições e estudos de comportamento eleitoral. Além de produzir e analisar modelos estatísticos e resultados inferenciais que viabilizem uma leitura mais estratégica e preditiva. Assim, o IPESPE ANALÍTICA fornece inputs e insights para a identificação de oportunidades que os resultados descritivos das pesquisas não possibilitam.
Para tanto são utilizados recursos de IA, machine learning, algoritmos e estatística avançada. E conta com time multidisciplinar de pesquisadores e consultores PHDs, com ampla experiência em análise histórico-comparativa e métodos quantitativos avançados, e com especialização em opinião pública, comportamento eleitoral, política brasileira, estatística, ciência da computação, sistemas de informação, ciências sociais e comunicação.
Índice CNN
O Índice CNN, uma iniciativa conjunta da CNN e do IPESPE Analítica, surge como uma ferramenta inovadora para monitorar as eleições municipais, especialmente importantes por refletirem e até predizerem tendências políticas que podem influenciar as eleições nacionais subsequentes. As eleições municipais são vistas não apenas como fenômenos isolados, mas como eventos que integram e influenciam o sistema político-partidário do Brasil, revelando a dinâmica entre os partidos e as ideologias em jogo.
Através de técnicas avançadas de machine learning e estatística bayesiana, o Índice CNN agrega dados de múltiplas pesquisas eleitorais, ponderando-as conforme a reputação dos institutos e a proximidade das datas de eleição, para fornecer estimativas atualizadas das intenções de voto. Esse índice não apenas acompanha as eleições para prefeito nas capitais e outros municípios com possibilidade de segundo turno, mas também fornece insights valiosos sobre as tendências para as futuras eleições gerais de 2026, destacando-se pela cobertura abrangente e análises qualificadas que ajudam a antecipar o cenário eleitoral.
Foco em estudos, levantamentos e análises sobre a temática da Educação, abordando entre outros tópicos:
- Avaliação e expectativa acerca de políticas públicas.Avaliação in loco com registros iconográficos de equipamentos de educação e cultura (bibliotecas, pontos de cultura, escolas etc).
- Sentimentos, opiniões, hábitos e atitudes relacionadas à Educação.
- Identificação da agenda da Educação, com ranking dos principais problemas da área e prioridades.
- Percepção sobre as contribuições e os receios em relação à digitalização e ao uso da Inteligência Artificial na Educação.
- Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica.
- Consultoria em políticas educacionais para prefeituras e governos estaduais. Workshops, treinamentos, assessoria em planejamento educacional.
- Supervisão de concursos públicos e formulação de proposta para Plano de Carreira Docente.
No portifólio do IPESPE EDUC figuram estudos de abrangência nacional, estadual e municipal, com realização de censos e de levantamentos em todos os municípios brasileiros. Para diversos clientes públicos e privados, e junto a variados segmentos da sociedade, da comunidade escolar e de opinion makers: população em geral; estudantes; professores; diretores e coordenadores de escolas; secretários e gestores públicos; formadores de opinião e especialistas em educação; entre outros.
Foco em estudos, levantamentos e análises sobre a temática da saúde, abordando entre outros tópicos:
- Avaliação e expectativa acerca de políticas públicas.
- Avaliação in loco com registros iconográficos de equipamentos de saúde.
- Sentimentos, opiniões, hábitos e atitudes relacionadas à saúde e à prevenção.
- Percepção e comportamento a respeito da questão da vacinação.
- Avaliação da atuação do Ministério, das secretarias estaduais e municipais (produtos, serviços e pré-teste de ações a serem implementadas).
- Identificação da agenda da saúde, com ranking dos principais problemas da área.
- Pré e pós-testes de comunicação.
- Imagem do Ministério da Saúde.
- Imagem de planos e operadoras de saúde e avaliação do setor de saúde.
No portifólio do IPESPE SAÚDE figuram estudos com abrangência nacional, estadual e municipal – realizou levantamentos em todas as regiões de saúde do SUS – para diversos clientes públicos e privados, e junto a variados segmentos de público: população em geral; usuários de planos de saúde; médicos e outros profissionais de saúde; representantes de instituições do setor; gestores; prestadores de serviço; formadores de opinião; entre outros.