IPESPE NA EUROPA

Portugal é a porta de entrada da atuação do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) no continente europeu. Com atuações pontuais anteriores no país, o Instituto agora inicia uma atuação regular em conjunto com prestigiosos centros universitários portugueses.

Dois protocolos de cooperação, de escopo abrangente, foram assinados. Um com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP, da Universidade de Lisboa, firmado pelo seu Presidente, Professor Catedrático Ricardo Ramos Pinto, e outro com a Universidade Autônoma de Lisboa, assinado pelo Vice-presidente da instituição, Professor Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida.

Nos dois protocolos estão previstos o desenvolvimento de projetos comuns, intercâmbio de docentes e pesquisadores, além da realização de seminários. As atividades terão início com o evento “Expectativas sobre as eleições brasileiras de 2022” na Universidade de Lisboa, em 04 de maio próximo, e reunirá cientistas políticos do IPESPE e daquela Universidade, além de parlamentares brasileiros de diferentes correntes políticas que participarão de painel sobre o tema.

Em uma terceira frente de atuação, está pactuada parceria também com o Cesop (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião), da Universidade Católica de Lisboa, um dos principais centros de pesquisa de opinião pública da Península Ibérica, dirigido pelo Professor Ricardo Ferreira, para realização de trabalhos conjuntos.

Todas essas novas atividades do IPESPE, por delegação do Presidente do Instituto, Professor Enoque Gomes Cavalcanti, serão pessoalmente coordenadas pelo Presidente do seu Conselho Científico, o Professor Antonio Lavareda e pelo Professor Marcelo Pimentel, também integrante do referido Conselho.