Imaginário de Portugal como eldorado é maior no Nordeste (publicado em O Globo – 06/09/22)

Pesquisa feita para o bicentenário da Independência revela que brasileiros veem o país europeu como lugar bom para morar e melhorar de vida

Um país com chances para melhorar de vida e muito bom para morar. Assim Portugal é visto pela maioria dos 800 brasileiros entrevistados numa pesquisa encomendada pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) em razão do bicentenário da Independência.

Coordenado pelo sociólogo Antonio Lavareda, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a portuguesa Pitagórica e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o estudo “Percepção dos 200 anos” investiga o conhecimento e as percepções dos brasileiros e portugueses sobre o bicentenário e a agenda para os próximos anos.

O estudo concluiu que, para 61% dos brasileiros entrevistados, a imagem de Portugal é a de um lugar com oportunidades para levar uma vida melhor. Cerca de 13% já foram ao país.

O imaginário de Portugal como eldorado é ainda maior para quem vive no Nordeste (75%), tem entre 18 e 34 anos (66%), ensino fundamental (69%) e ganha até dois salários mínimos (68%).

— É o imaginário de um lugar para trabalhar e melhorar de vida. A imagem de Portugal é positiva, descrito como país desenvolvido. Tanto que o país foi abordado como exemplo na campanha presidencial deste ano. A facilidade da língua é o segundo elemento de atração — explicou Lavareda.

No sentido oposto, 53% dos portugueses consultados veem o Brasil principalmente como destino turístico. Apenas 5% enxergam no país uma chance de melhorar de vida.

— É a imagem disseminada de um país mais pobre e sem alternativa para o português melhorar de vida, que no Brasil é mais dura que em Portugal. Se fosse no início dos anos 1980, seria diferente — analisou Lavareda.

A disparidade aumenta na questão se o país é bom para viver. Para 84% dos brasileiros, morar em Portugal seria bom ou muito bom. Entre 64% dos portugueses, o Brasil é ruim ou muito ruim para morar.

Embora os brasileiros sonhem em mudar de vida e trabalhar em Portugal, os portugueses não enxergam os emigrantes como força de trabalho. Este item aparece somente em quarto, com 18%. A maioria dos portugueses veem os brasileiros como alegres (87%), religiosos (67%) e criativos (42%).

Em relação ao contínuo aumento da comunidade brasileira em Portugal, os portugueses têm visão favorável da imigração. Porém, “dois em cada dez portugueses consideram isso bom para o Brasil, mas ruim para o seu país”.

Sobre as recentes alterações à Lei da Nacionalidade, que abriram mais as portas para a imigração, 84% dos brasileiros concordam, enquanto pouco mais da metade dos portugueses (51%) emitiram opinião favorável. No geral, 16% são contra às alterações em Portugal, sendo os jovens a maior parte.

— Tem que levar em conta a resistência daqueles com mais dificuldade de competir e que ainda se sentem ameaçados. Mas se Portugal não contar com a mão de obra estrangeira, estará estrangulado — avaliou Lavareda.

Consequências da escravidão

Segundo a pesquisa, “a grande maioria dos brasileiros e mais da metade dos portugueses avaliam que as consequências da escravidão de negros e indígenas durante a colonização podem ser sentidas até hoje”.

Link para a matéria original: https://oglobo.globo.com/blogs/portugal-giro/post/2022/09/imaginario-de-portugal-como-eldorado-e-maior-no-nordeste.ghtml