Pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE: Marília com 31% e empate técnico no segundo lugar (Publicado em Folha de Pernambuco – 15/08/22)

Levantamento mostra intenções de voto dos pernambucanos para as Eleições 2022

Às vésperas do início da campanha eleitoral, prevista para começar, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16), a segunda pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, retrata uma curva ascendente da candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes. O movimento equivale a uma oscilação positiva, mas ainda dentro da margem de erro (3,2 pontos). Numa comparação com o cenário da primeira amostra, realizada entre 28 e 30 de junho, além da liderança de Marília, se mantém também um empate técnico, ainda demarcando uma disputa pela segunda colocação.

“Temos uma candidata que desponta, que é Marília, e o restante dos candidatos fragmentado com percentuais praticamente empatados. Então, nesse momento, temos Marília numericamente à frente, e se mantém a disputa pela segunda colocação”, analisa a diretora Executiva do IPESPE, Marcela Montenegro. 

Ainda de acordo com Marcela, é preciso aguardar para ver se esse movimento, com o início da campanha e do guia de TV, se manterá consistente. Esta segunda rodada foi a campo entre 10 e 12 de agosto, pouco mais de um mês após a primeira, mas ainda sem que a campanha propriamente dita tivesse tido início.

“Não só o guia eleitoral não começou, mas a própria campanha de rua”, observa Marcela Montenegro.

O início da campanha eleitoral compreende a autorização para comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro, segundo o TSE.

Na amostra atual, Marília pontua 31% (tinha 29%), Raquel Lyra, 13% (tinha 13%), Anderson Ferreira, 12% (tinha 12%), Danilo Cabral, 11% (tinha 10%), Miguel Coelho, 10% (tinha 9%), João Arnaldo, 1% (não tinha alcançado 1%), Wellington Carneiro, 1% (tinha 1%). Os demais não alcançaram 1% das citações.

Marcela Montenegro realça ainda outra variável que se soma para o cenário vir se mantendo sem grandes alterações: “Para governador, existe um cardápio de opção amplo, o que fragmenta a escolha”. Na esteira, ela observa que “a campanha ainda não está no radar das pessoas”, a tirar pelo grau de interesse no pleito avaliado pela pesquisa. Somando-se os que têm pouco interesse no pleito (30%) com o que externam não ter interesse (20%), “você tem ainda metade da população que declara pouco ou nenhum interesse numa eleição majoritária”.

Os que dizem ter “muito interesse” (20%) mais aqueles que falam em “algum interesse” (29%) chegam a 49%.

“Essa divisão do nível de interesse é muito homogênea em todos os segmentos”, sublinha Marcela.

Outro fator que explica a manutenção do quadro: na espontânea, o percentual de “nenhum/branco/nulo” é de 10% e o de não “não sabe/não respondeu” de 55%. Ou seja: se não estimulados, 65% dos entrevistados simplesmente não sabem em quem votar. Na estimulada, o percentual de “nenhum/branco/nulo” fica em 12% e o de “não sabe/não respondeu”, em 10%, fazendo esse total cair para 22% que ainda não decidiram quais serão seus candidatos.

————————————————————–

A candidata Marília Arraes, do Solidariedade segue liderando, com 31% das intenções de voto, a corrida para o Governo de Pernambuco, de acordo com a 2ª Pesquisa Eleições 2022 Folha de Pernambuco/Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Em segundo lugar, há um empate técnico entre todos os outros candidatos mais bem pontuados: Raquel Lyra (PSDB) tem 13%; Anderson Ferreira (PL) foi o escolhido por 12% ; Danilo Cabral (PSB) ficou com 11% e Miguel Coelho, do União Brasil, com 10%. Brancos e nulos somaram 12% e não sabe/não responderam, 10%.

Esses números refletem a pesquisa estimulada, onde os eleitores recebem um cartão com todos os nomes que estão na disputa. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. 
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e ouviu mil pernambucanos de todo o Estado. Ela está registrada no TRE/PE com o protocolo PE-00637/2022 e, no TSE, com o número BR-04466/2022. 

Comparação

A primeira pesquisa teve sua coleta de dados realizada entre os dias 28 e 30 de junho deste ano. Comparando os dois levantamentos, a candidata Marília Arraes subiu dois pontos percentuais – de 29% para 31% na segunda pesquisa.- PUBLICIDADE –

Já Raquel Lyra e Anderson Ferreira permaneceram com o mesmo percentual da primeira pesquisa. O candidato governista Danilo Cabral subiu um ponto percentual, de 10% para 11%. O mesmo aconteceu com Miguel Coelho, que passou de 9% para 10%. O empate técnico no segundo lugar leva em conta a margem de erro indicada pela pesquisa. 

Ainda de acordo com o levantamento, Wellington Carneiro (PTB) tem 1% das intenções de voto. Os demais candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Jadilson Bombeiro (PMB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Jones Manoel (PCB), João Arnaldo (PSOL) e Ubiracy Olímpio (PCO) não pontuaram. 

Rejeição

Entre os eleitores, 12% disseram que não pretendem votar em nenhum desses nomes. O mesmo resultado da primeira rodada da pesquisa. Já aqueles que disseram que ainda não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder, passou de 15% para 10%. – PUBLICIDADE –

Os entrevistados também foram perguntados em que candidato,  não votariam de jeito nenhum. Neste caso, a maior rejeição ficou com Anderson, apontado por 25% dos pesquisados. Em seguida, vem Danilo, com 22%. Marília  é a terceira mais rejeitada, tendo sido apontada por 20% dos entrevistados. Miguel e Raquel têm 16% e 15% de rejeição, respectivamente. 

Entre aqueles que pretendem votar em um dos candidatos já mencionados, 73% dos entrevistados afirmaram que suas escolhas já estão definidas. Outros 26% disseram que ainda podem mudar o voto até o dia da eleição.

Resultados em grupos específicos

A 2ª Pesquisa Eleições 2022 Folha/IPESPE ainda mostrou que a candidata Marília Arraes (SD) é a preferida entre os homens, 32%, e também entre as mulheres, 29%. Já o segundo lugar, para o eleitorado masculino, ficou com Anderson Ferreira (PL), com 15%. Entre o público feminino, o segundo lugar ficou com Raquel Lyra (PSDB) com 13%.- PUBLICIDADE –

Em terceiro lugar, para os homens, está Raquel com 14%. Danilo  (PSB) vem em seguida, com 10% das intenções de voto. Já Miguel  tem 10% desse eleitorado. Em relação à escolha das eleitoras pernambucanas, o terceiro colocado é Danilo (PSB),  com 11%. Depois, vem Miguel com 10% e o quinto lugar é de Anderson  com 9% das intenções de voto das mulheres. 

Faixa etária

Por faixa etária, Marília Arraes também vence em todas elas. Entre os mais novos, de 16 a 24 anos, ela é preferida por 27%. Raquel  Lyra vem em seguida, com 18%. Anderson  é o escolhido por 12% ; Miguel Coelho tem 10% e Danilo Cabral, 9%.- PUBLICIDADE –

Já na faixa etária mais velha, 60 anos ou mais, Marília Arraes é a escolhida por 32% dos entrevistados. Raquel Lyra fica em segundo, com 16%; Anderson Ferreira tem 13%; Miguel Coelho, 9% e Danilo Cabral, 8%.

Região

Quando levado em conta o domicílio do eleitor, 34% dos que moram na Capital votam em Marília Arraes. Anderson Ferreira tem 19%. Danilo Cabral ficou com 11%. 

Já entre os entrevistados que moram na periferia, Marília tem 28%; Anderson, 19% e Raquel, 11%. No interior, a candidata do Solidariedade alcança 31%. Os dois ex-prefeitos de Caruaru e Petrolina empatam em segundo lugar, com 15% cada um.

Intenção de voto para governador

*Publicado em https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/pesquisa-folha-de-pernambucoipespe-marilia-com-31-e-empate-tecnico-no-segundo-lugar/32471/