Pesquisa Ipespe Ceará: Capitão Wagner 37%; Roberto Cláudio 25% e Elmano 20% (Publicado em Jornal O Povo – 25/08/22)

A pesquisa contratada pelo O POVO é a primeira desde o começo das campanhas eleitorais, iniciadas no último dia 16

A segunda rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostra o candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) na liderança da disputa, com 37% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 25%, e pelo petista Elmano Freitas (PT), que obteve 20%. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando o entrevistador oferece opções ao eleitor. A pesquisa contratada pelo O POVO é a primeira desde o começo das campanhas eleitorais, iniciadas no último dia 16.

Considerando a margem de erro da pesquisa Ipespe, de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos Elmano Freitas e Roberto Cláudio estão tecnicamente empatados na segunda posição da corrida pelo Palácio da Abolição.

Na sequência aparecem Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB), com 1% das intenções de voto cada um. Serley Leal (UP) constava na lista, mas não foi citado. Eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 17%.

Pesquisa Ipespe Ceará (Estimulada)

Capitão Wagner (UB): 37% (-1 ponto em comparação com a pesquisa anterior)
Roberto Cláudio (PDT): 25% (-3 pontos)
Elmano Freitas (PT): 20% (+7)
Zé Batista (PSTU): 1% (mesma pontuação)
Chico Malta (PCB): 1% (+1)
Nenhum/Branco/Nulo: 10% (-1)
Não sabe/Não respondeu: 7% (+1)

O Ipespe ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do Ceará, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de agosto de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,45%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04538/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o protocolo CE-07968/2022.

Na rodada anterior da pesquisa estimulada, divulgada no último dia 4 de agosto, Capitão Wagner liderava a disputa com 38% das intenções de voto. Em segundo lugar apareceu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), com 28%, e em terceiro o deputado Elmano Freitas (PT), que obteve 13%.

Confira aqui os números da rejeição dos candidatos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o entrevistador não apresenta opções de candidatos, Capitão Wagner lidera com 26% das intenções de voto. Elmano tem 12% da preferência do eleitorado e Roberto Cláudio registrou 11%. Neste cenário, eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 49%.

O ex-governador Camilo Santana (PT) foi citado na pesquisa espontânea, mas não é candidato ao Governo do Estado nas eleições deste ano. Os candidatos Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não foram citados na pesquisa espontânea.

Pesquisa Ipespe Ceará (Espontânea)

Capitão Wagner (UB): 26% (-2 pontos em comparação com a pesquisa anterior)
Elmano Freitas (PT): 12% (+4 pontos)
Roberto Cláudio (PDT): 11% (-1)
Camilo Santana (PT) 2%*
Nenhum/Branco/Nulo: 2% (-1)
Não sabe/Não respondeu: 47% (+2)

*Publicado em https://www.opovo.com.br/eleicoes-2022/2022/08/25/pesquisa-ipespe-ceara-capitao-wagner-37-roberto-claudio-25-e-elmano-20.html