Pesquisa Ipespe em SP: Haddad lidera com 36%. Tarcísio tem 21%; e Garcia, 16%. Lula lidera no estado (publicado em O Globo – 09/09/22)

Ex-ministro e atual governador empatam no limite da margem de erro de levantamento contratado pela TV Cultura. Petista vence os dois principais adversários em simulações de segundo turno

Pesquisa Ipespe em SP: Haddad lidera com 36%. Tarcísio tem 21%; e Garcia, 16%. Lula lidera no estado

Os três mais bem colocados nas pesquisas para o governo de São Paulo: Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB)  – Foto: Renato Pizzutto/Band

Pesquisa do Ipespe divulgada nesta sexta-feira pela TV Cultura mostra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) com 36% das intenções de voto no primeiro turno para o governo de São Paulo.

Os dados do Ipespe foram colhidos entre 5 e 7 de setembro a partir de entrevistas com mil eleitores paulistas. A vantagem de 15 pontos de Haddad para Tarcísio é igual à que foi observada pelo Ipec no início da semana. Já a Quaest registrou 13 pontos separando os dois candidatos.

Também pontuaram na pesquisa do Ipespe, com 1% das intenções de voto cada, os candidatos Altino Júnior (PSTU), Vinicius Poit (Novo), Carol Vigliar (Unidade Popular) e Gabriel Colombo (PCB). Os demais nomes testados pelo Ipespe não receberam menções suficientes para pontuar. Brancos e nulos somaram 12% das respostas, e 12% não souberam ou não responderam.

Foram feitas três simulações para o segundo turno da eleição paulista. Fernando Haddad venceria Tarcísio de Freitas com 48% a 35%, segundo a pesquisa. Contra Garcia, o petista seria eleito com placar de 46% a 37%.

Já em eventual cenário com Tarcísio e Garcia no segundo turno, há empate técnico com vantagem numérica para o atual governador. Garcia alcança 32% dos votos, contra 31% do ex-ministro.

A administração de Rodrigo Garcia é considerada boa ou ótima por 28% dos eleitores paulistas. Para 17%, a gestão do sucessor de João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes é ruim ou péssima. São 43% os que classificam o governo como regular.

A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas por telefone e tem margem de erro estimada em três pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado com o número SP-09627/2022 na Justiça Eleitoral.

Eleição presidencial em SP: Lula (40%) x Bolsonaro (35%)

Os eleitores paulistas também foram perguntados sobre em quem pretendem votar para presidente. Lula alcançou 40% das menções, seguido pelo atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), citado por 35%. Os dois candidatos empatam dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções de voto e está empatado com a senadora Simone Tebet (MDB), que alcança 6%. Os candidatos Felipe D’Avila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) tiveram 1% de menções cada um. Pablo Marçal (PROS) também atingiu 1% das menções, mas teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Disputa pelo Senado tem Márcio França na frente

A corrida por uma vaga no Senado tem Márcio França (PSB) na liderança, com 28% das intenções de voto. O ex-governador integra a chapa de Fernando Haddad e abdicou da disputa ao Palácio dos Bandeirantes em nome da aliança entre o PT e o PSB.

Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro e astronauta Marcos Pontes (PL) ocupa o segundo lugar da disputa, com 15% das menções. É seguido pela deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), que tem 8%.

Na sequência aparecem empatados o candidato apoiado por Rodrigo Garcia, Edson Aparecido (MDB), e o nome apoiado por Ciro Gomes, Aldo Rebelo (PDT). Ambos têm 3% das intenções de voto. São quatro as candidaturas que alcançaram 1% das menções: Vivian Mendes (Unidade Popular), Prof. Tito Bellini (PCB), Ricardo Mellão (Novo) e Mancha Coletivo Socialista (PSTU).

Os eleitores que dizem ter a intenção de votar em branco ou anular correspondem a 20%, enquanto 19% não sabem ou não responderam.https://2866cebcd5add710cad06c810902f866.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Os dados acima se referem aos resultados da chamada pesquisa estimulada, na qual o eleitor é apresentado à lista completa com os nomes dos candidatos. Sem essa lista em mãos, mais da metade dos eleitores paulistas (53%) diz não saber em quem votar para senador.

Link para a matéria original: https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post/2022/09/pesquisa-ipespe-em-sp-haddad-lidera-com-36percent-tarcisio-tem-21percent-e-garcia-16percent.ghtml