Pesquisa mostra Lula com 61% e Bolsonaro com 23% em Pernambuco (Publicado em Folha de Pernambuco – 16/08/22)

Levantamento também aponta influência dos presidenciáveis na eleição para o Governo do Estado

A 2ª Pesquisa Eleições 2022 realizada pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) mostrou em que os eleitores do Estado pretendem votar para a Presidência da República em outubro deste ano. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 61% das intenções de voto. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) alcançou 23%. Ciro Gomes (PDT) tem a preferência de 5% e Simone Tebet (MDB) ficou com 1%.PUBLICIDADE- PUBLICIDADE –

Os outros candidatos Felipe D´Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS) não pontuaram. Aqueles que disseram não votar em nenhum candidato ou que vão votar branco ou nulo somam 5%. Não sabe ou não responderam, também 5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e ouviu mil pernambucanos de todo o Estado. Ela está registrada no TRE/PE com o protocolo PE-00637/2022 e, no TSE, com o número BR-04466/2022. A margem é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Estratificação

Levando em conta o domicílio do eleitor, Lula tem 52% dos votos na capital, 51% na periferia e 67% no interior. Já Bolsonaro é o preferido por 28% dos eleitores da capital, por 26% da periferia e 20% do interior.
Entre os homens, o petista continua sendo o preferido com 58%. Bolsonaro ficou com 28% das intenções de voto do eleitorado masculino. Lula também é o preferido por 63% das mulheres, enquanto Bolsonaro ficou com 19%.- PUBLICIDADE –

Por faixa etária, Lula tem a preferência de 58% do eleitorado mais jovem – entre 16 e 24 anos -, enquanto o atual presidente é o escolhido por 22%. Já no grupo dos mais velhos, com 60 anos ou mais, Lula tem 64% das intenções de voto e Bolsonaro, 25%.

Influência

A 2ª Pesquisa Eleições 2022 da Folha de Pernambuco/IPESPE mostrou também a influência que os dois candidatos a presidente mais bem pontuados, Lula e Bolsonaro, na escolha do eleitor para o Governo de Pernambuco.

Levando em conta que Bolsonaro apoia Anderson Ferreira (PL) e Lula anunciou seu apoio a Danilo Cabral,os entrevistados foram perguntados qual a influência do apoio do atual presidente e do ex-presidente a cada um dos candidatos.

Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados disseram que isso não afeta sua escolha. Outros 40% disseram que o apoio do presidente diminui as chances de votar no ex-prefeito de Jaboatão. Outros 17% disseram que o apoio de Bolsonaro aumenta a possibilidade de votar em Anderson e 3% não sabem ou não responderam.- PUBLICIDADE –

Em relação a Lula, 50% dos eleitores disseram que o apoio do petista não influencia no voto em Danilo Cabral. Outros 36% disseram que isso aumenta as chances do voto no socialista e 11% que diminui. Não sabem ou não responderam somaram 2%.

Pesquisa Folha/Ipespe

*Publicado em https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/pesquisa-mostra-lula-com-61-e-bolsonaro-com-23-em-pernambuco/32502/